Mas acredite: o cenário compensa o esforço. A boa notícia é que no caminho há trechos desertos, mas também outros com barracas para repor as energias. No mais, chegando lá, você vai encontrar as mais imponentes e belas falésias do Sul da Bahia, com incríveis 45 metros de altura. Coloridas, têm nuances que vão do branco ao vermelho, passando pelo laranja e ocre, sem contar o verde da mata nativa e o mar transparente de ondas fortes. Se não bastasse, esta praia ainda guarda mais uma peculiaridade. Na parte central, se descortina, em meio a coqueiros e restingas, a famosa Lagoa Azul. É ou não é um paraíso?

Embora Taípe seja oficialmente em Arraial d’Ajuda, ela está mais próxima de Trancoso. Assim, descolar uma pousada nesse distrito pode ser uma boa alternativa. Uma sugestão é Pousada do Bosque. Nesta pousada, o ambiente é descontraído e em perfeita sintonia com a natureza. Ela está inserida em uma grande área arborizada com 8.000 m² cercada com árvores nativas e jardins. Como opções de lazer, oferece piscina e espaço para massagem. As acomodações, entre suítes e chalés, são aconchegantes, decoradas com artesanato regional e em todas há rede na varanda. A pé, desde Trancoso, Taípe é facilmente acessível pela Praia do Rio da Barra.




Satu: você, as lagoas e o mar em Caraíva


Decididamente, o litoral sul da Bahia não para de surpreender. Caraíva, a 70 km de Porto Seguro e a 36 Km de Trancoso, uma vila rústica, ainda com ruas de areia e luz elétrica restrita às residências, comércio e pousadas, guarda uma preciosidade: a Praia do Satu. Um local quase que intocável, sem nenhuma infraestrutura turística, mas de imensa riqueza ambiental e beleza sem fim. Portanto, nada mais natural do que de tê-la na nossa lista de praias paradisíacas na Bahia.

Praticamente desabitada, ao visitá-la, a chance de ser só você, a paisagem e o mar não é pequena! Acessá-la, representa uma caminhada de quatro quilômetros, desde a vila, sempre à beira-mar. Contudo, o mar calmo em fortes tons de azul, onde se formam piscinas naturais na maré baixa e, principalmente, as belas lagoas do Satu, de água doce, e do Mucaba, com água salgada, são um presente para o visitante. Agora me diga se vale ou não vale encarar o longo percurso? Para repor as energias, há uma barraca que vende bebidas no local.