Localizada a 250 km ao sul de Salvador, no que se convencionou chamar de Costa do Cacau, Itacaré é uma pequena cidade litorânea muito procurada por quem busca praias e natureza. Entretanto, algumas de suas faixas de areia ainda são praticamente intocadas, como é o caso da Praia de Havaizinho, que abre o nosso roteiro de praias paradisíacas na Bahia.
Mais distante do centro de Itacaré, ela é quase semi deserta, rústica e com infraestrutura simples, onde pequenas cabanas vendem comidas e bebidas. De fato, o visual é realmente encantador, formada por pequenas enseadas separadas por recifes, emoldurada por muitos coqueiros, ondas fortes e faixas de areia que se tornam mais aparentes na maré baixa.
A Praia de Havaizinho faz parte da Trilha das Quatro Praias, que inclui ainda Engenhoca, Camboinha e Itacarezinho. Para acessá-la, são dez minutos de caminhada por uma trilha de nível leve que tem início no km 12 da rodovia BA-001, que liga Itacaré a Ilhéus. Na entrada da trilha há estacionamento.
Em Havazinho não há hospedagem. Portanto, nossa dica é ficar em Itacaré. Uma excelente pedida é a Villa Maeva, a apenas 15 km do nosso destino. Ao chegar, você vai encontrar uma pousada de charme em frente à Praia da Concha, próxima ao centro histórico e à rua principal da cidade. São 11 acomodações, com cama king size, varanda e espreguiçadeiras de frente para o jardim. A área de lazer oferece uma piscina com borda infinita e hidromassagem com vista para o mar, além de um lounge bem aconchegante com um lindo espelho d’água.
Vizinha à famosa Morro de São Paulo, Boipeba é uma das ilhas que faz parte do Arquipélago de Tinharé, também no sul da Bahia, distante 300 Km da capital. Porém, se diferencia da primeira em vários aspectos. Primeiramente porque é cercada de um lado pelo oceano e de outro pelo estuário do Rio do Inferno. Segundo, pela rara beleza natural e grande diversidade dos seus ecossistemas e, finalmente, pelas praias, que ainda são mais primitivas. Entre elas, a Praia da Cueira é, decididamente, outro paraíso a ser descoberto ao longo do litoral baiano.
Para chegar até ela, é preciso uma agradável caminhada pela orla da ilha, que cruza uma plantação de coqueiros a perder de vista e o rio. Dependendo de onde você estiver hospedado, terá que caminhar por até meia hora. Cercada por pedras – apenas nas laterais -, acompanhadas pelo coqueiral, esta praia semideserta é um paraíso de muita tranquilidade. Aqui, a faixa de areia é bem extensa, o mar é de ondas calmas e a água cristalina. Combinação perfeita para um delicioso mergulho.
Dada a sua rusticidade, não há hospedagem em Cueira. Mas a cerca de 1,5 km de lá, uma boa opção é a Pousada Vila da Barra. Os apartamentos são aprazíveis, aconchegantes, completos, e bem decorados, cuja arquitetura integra o meio ambiente e reflete a atmosfera rústica da ilha. São cinco categorias de acomodação: Suíte Master, Quarto Luxo Jardim, Quarto Luxo Varanda, Quarto Luxo e Quarto Standard. Outro ponto a favor é que a pousada a fica a 200 metros do centro da Velha Boipeba, povoado de maior importância da Ilha, de apenas 2.000 habitantes.
Um dos distritos mais desejados de Porto Seguro, situado na Costa do Descobrimento ainda no litoral sul do Estado e a 600 km de Salvador, o pequeno vilarejo de Arraial d’Ajuda guarda mais uma das praias paradisíacas na Bahia do nosso roteiro: a Praia de Taípe. E por que ela ostenta este status? Simplesmente porque é a praia mais afastada e selvagem da região, a cerca de duas horas de caminhada, partindo da vila, pela Praia da Pitinga.
Mas acredite: o cenário compensa o esforço. A boa notícia é que no caminho há trechos desertos, mas também outros com barracas para repor as energias. No mais, chegando lá, você vai encontrar as mais imponentes e belas falésias do Sul da Bahia, com incríveis 45 metros de altura. Coloridas, têm nuances que vão do branco ao vermelho, passando pelo laranja e ocre, sem contar o verde da mata nativa e o mar transparente de ondas fortes. Se não bastasse, esta praia ainda guarda mais uma peculiaridade. Na parte central, se descortina, em meio a coqueiros e restingas, a famosa Lagoa Azul. É ou não é um paraíso?
Embora Taípe seja oficialmente em Arraial d’Ajuda, ela está mais próxima de Trancoso. Assim, descolar uma pousada nesse distrito pode ser uma boa alternativa. Uma sugestão é Pousada do Bosque. Nesta pousada, o ambiente é descontraído e em perfeita sintonia com a natureza. Ela está inserida em uma grande área arborizada com 8.000 m² cercada com árvores nativas e jardins. Como opções de lazer, oferece piscina e espaço para massagem. As acomodações, entre suítes e chalés, são aconchegantes, decoradas com artesanato regional e em todas há rede na varanda. A pé, desde Trancoso, Taípe é facilmente acessível pela Praia do Rio da Barra.
Decididamente, o litoral sul da Bahia não para de surpreender. Caraíva, a 70 km de Porto Seguro e a 36 Km de Trancoso, uma vila rústica, ainda com ruas de areia e luz elétrica restrita às residências, comércio e pousadas, guarda uma preciosidade: a Praia do Satu. Um local quase que intocável, sem nenhuma infraestrutura turística, mas de imensa riqueza ambiental e beleza sem fim. Portanto, nada mais natural do que de tê-la na nossa lista de praias paradisíacas na Bahia.
Praticamente desabitada, ao visitá-la, a chance de ser só você, a paisagem e o mar não é pequena! Acessá-la, representa uma caminhada de quatro quilômetros, desde a vila, sempre à beira-mar. Contudo, o mar calmo em fortes tons de azul, onde se formam piscinas naturais na maré baixa e, principalmente, as belas lagoas do Satu, de água doce, e do Mucaba, com água salgada, são um presente para o visitante. Agora me diga se vale ou não vale encarar o longo percurso? Para repor as energias, há uma barraca que vende bebidas no local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário